Mar 7, 2022
KrakenD 2.0 é a nova versão principal do KrakenD trazendo muitas melhorias para o API Gateway. GraphQL, plugins de request/modifier específicos, agentes assíncronos, fácil configuração, melhor registro e um roteador mais flexível.
Guia de migração
Se você é um usuário existente do KrakenD, leia “Migrando do KrakenD 1.xe 0.x”.
O que há de novo?
As adições e mudanças mais relevantes no KrakenD 2.0 são:
GraphQL
Conversão de REST para GraphQL ou consumo direto de GraphQL por meio do gateway. Use o GraphQL para definir novas consultas de back-end e expô-las como endpoints REST regulares para seus clientes, federar conteúdo. Documentação GraphQL
Novos tipos de plug-ins
Os modificadores de plug-in de solicitação/resposta são dois novos tipos de plug-ins Go para modificar diretamente solicitações e respostas de e para back-ends, complementando os plug-ins de manipulador e cliente existentes. Os usuários que estão atualmente usando lógica personalizada em scripts Lua podem aumentar seu desempenho. Documentação do modificador de plug-in
Sinalizadores de roteador configuráveis
Existem muitos sinalizadores de roteador configuráveis, como retornar o erro de gateway para o cliente (por exemplo: um tempo limite), opções de redirecionamento, OPÇÕES automáticas, melhores maneiras de obter o IP real (incluindo por meio de proxies confiáveis) ou remover entradas dos logs, e como ocultar o ponto de endpoint /__health. Veja todos os novos sinalizadores de roteador
Mais amigável ao desenvolvedor
O KrakenD sempre foi fácil de configurar, mas queríamos melhorar os logs e as informações disponíveis durante o desenvolvimento:
O comando krakend check adiciona agora vários níveis de detalhamento e cores de depuração para facilitar a compreensão da configuração
Um novo comando krakend check-plugin permite que você verifique a compatibilidade de seus plugins personalizados
Reduzimos e classificamos todos os namespaces extra_config, para melhor compreensão e uso dos componentes. Quando havia um componente semelhante a URL, como "github_com/devopsfaith/krakend-cors", agora se torna uma categoria/funcionalidade como "security/cors".
Uma nova ferramenta de migração cuida da transição de 0.xe 1.x para 2.x para tornar o processo simples.
Logs melhores com mais contexto. Todas as linhas de log foram reescritas, adicionando um prefixo que as agrupa com mais informações, como qual endpoint ou backend levantou a linha de um componente específico.
Plugins com acesso ao logger: Se você tinha plugins personalizados, agora eles podem usar o registrador KrakenD para enriquecer a saída do seu gateway.
Imagem do Docker baseada em Alpine: Imagem do Docker que se estende do Alpine, tornando-a uma imagem muito leve e sem arrastar todos os problemas de segurança de contêineres maiores como o Debian.
Agentes assíncronos
Antes desta versão, qualquer atividade do KrakenD era precedida por uma chamada para a API. Agora, o KrakenD é capaz de ouvir filas e atuar como consumidor ou produtor por conta própria, sem exigir uma solicitação do usuário final. Por exemplo, quando o KrakenD detecta que uma nova mensagem entrou em uma fila (muitas tecnologias suportadas), ele pode acionar uma chamada para um back-end de sua escolha. Documentação de agentes assíncronos.
Migre agora para o KrakenD 2.0!
A sintaxe de configuração do KrakenD mudou um pouco do KrakenD 1.x. Execute a ferramenta de migração para aplicar essas alterações automaticamente.
Migre agora clicando aqui!
Autor
Albert Lombarte (KrakenD)
Tradução e Revisão
Carol Morais (Skalena Ltda)
Customer Success
Comentários